sábado, 14 de janeiro de 2012

A INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

Matéria extraída do blog da amiga Wilma a qual nos instrui, alerta e enfim, nos convida ter uma vida com maior qualidade, para que a mesma possa existir em maior quantidade de tempo. Vale a pena conferir.

CÂNCER DE MAMA. DESAFIO DO MUNDO MODERNO
Recentemente a revista TIME publicou interessante artigo sobre o aumento global da incidencia de câncer de mama. Doença que foi sempre mais comum em países ocidentais, passou a se frequentemente diagnosticada nos países orientais e, mesmo, africanos. Estima-se que serão diagnosticados 1.500.000 novos casos no mundo em 2011.
No Brasil serão 49.000 casos, um a cada 11 minutos, sendo a maior prevalencia nas regiões sul e sudeste. Há também um aumento em mulheres jovens.
Câncer de mama é uma doença de origem multifatorial. Estão envolvidos a predisposição genética, estilo de vida e fatores ambientais. As células mamárias e seu material genético estão expostas, continuamente, a fatores agressores externos como vírus, irradiação e substâncias tóxicas ambientais ( xenobióticos). Eles são capazes de induzir mutações no DNA celular, mas felizmente há mecanismos reparadores ( gens supressores) que restabelecem a integridade genética. Quando ocorrem mutações irreversíveis, o processo de malignização se inicia. Condições organicas como hormonios e sistema imunológico podem frear ou promover o crescimento destas células alteradas e, por fim, favorecer sua disseminação para outros orgãos.
A grande maioria dos casos (75%) de câncer de mama não tem histórico familiar. São chamados de esporádicos. Em 5% das pacientes há mutações dos gens BRCA1 e BRCA2 que conferem a estas famílias um risco bem elevado de desenvolvimento de novos casos.
Xenobióticos são substancias presentes no meio ambiente e que determinam danos genéticos. Nesta categoria estão os agrotóxicos e poluentes químicos que apresentam propriedades bioquímicas semelhantes ao estrogênio ( Hormonio feminino), que ocasionam um estímulo hormonal adicional.
A evolução da sociedade moderna promoveu uma série de mudanças no corportamento feminino com repercussões biológicas, tais como: primeira menstruação mais precoce, menor número de gestações e tardias, menor tempo de amamentação, menopausa adiada. Todas estas condições levaram a mulher do século XIX que menstruava, em média, 50 vezes durante a vida, à mulher moderna que costuma ter 400 a 450 episódios. Estes ciclos contínuos promovem um bombardeio hormonal às mamas que leva a alterações proliferativas. A esta condição soma-se o fato que a mama só atinge sua maturidade após a primeira gestação completa. As mamas imaturas são mais suscetíveis a fatores carcinogênicos ambientais, aumentando seu risco.
Fatores hormonais externos como anticoncepcionais e terapia de reposição (TRH) também estão relacionados, principalmente se empregados na pós-menopausa. Em 2003, com os resultados do Estudo WHI nos EUA, que demonstraram um aumento de 40% do risco relativo de desenvolvimento do câncer de mama em usuárias de TRH, houve um declínio significativo de seu uso. Desde então o Instituto nacional do Câncer dos EUA (NCI) observou um decréscimo da sua incidencia, que comprova esta associação.
A grande arma que dispomos para combater esta ameaça à mulher é a prevenção e o diagnóstico precoce. A prevenção requer um estilo de vida saudável com dieta balanceada, controle ponderal, e prática de exercícios físicos regulares. Novos medicamentos como os Moduladores Seletivos de Receptores Hormonais ( SERMs) foram recentemente aprovados pelo FDA (EUA) eANVISA ( Brasil) como substâncias capazes de reduzir em até 60% o câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Discute-se a indicação de mastectomia profilática e mesmo a remoção de ovários em mulheres de alto risco com mutações genéticas BRCA1 e BRCA2, mas esta decisão deve ser analisada por uma equipe interdisciplinar com mastologista, cirurgião plástico, geneticista, oncologista e psicólogo.
Os métodos de imagem mamografia, ultra-sonografia e ressonancia magnética possibilitam diagnosticos cada vez mais precoces e consequentemente melhores resultados com maiores chances de cura. Mesmo em países desenvolvidos, como o Japão, o percentual de mulheres que seguem um programa de controle periódico com auto-exame das mamas, exame clínico e mamografia é baixo. No Brasil há mamógrafos em 9% dos municipios municípios e estima-se que apenas 25% da população esteja coberta por programa efetivo de prevenção.
A industrialização e urbanização brasileira trouxeram um aumento da incidência do câncer de mama. É muito importante que a sociedade atavés do governo, empresas privadas, ONGs e grupos de saúde promovam contínuo programa de educação comunitária e ofereçam à população condições de diagnóstico e tratamento adequado. Esta preocupação tem importância não só humanitária, mas também economica, considerando que aumenta cada vez mais o papel da mulher como chefe de família e participação no mercado de trabalho.
O diagnóstico tardio do câncer de mama leva a tratamento mais mutiladores, onerosos e com resultados precários levando muitas mães a morte precoce e evitável, deixando, em suas famílias, um vazio irreparável.
Essa matéria foi publicada no Blog do Dr. Maurício Magalhães Costa, genicologista e mastologista, a um ano atrás, mas continua atualissima.
Recentemente ele esteve no canal GNT sendo entrevistado pela Marília Gabriela, http://gnt.globo.com/saude/noticias/Adiar-a-gravidez-pode-aumentar-incidencia-de-cancer-de-mama--diz-especialista-em-saude-da-mulher.shtml

Fonte.: http://cmmcsaudedamulher.blogspot.com
Maurício Magalhães Costa
Mestre e Doutor em Ginecologia pela UFRJ
Chefe do Setor de Oncologia Ginecológica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ
Membro do Board of Directors da American Society of Breast Disease e da Senologic International Society

4 comentários:

Solange disse...

Oi Cris! Valeu! Informação é tudo
Beijos da Sol

Aninha disse...

Oi angel,amei o seu comentario ao meu respeito,eu quero sim através do meu blog,através do que passei levar uma palavra de conforto esperança e fé,sei que não é facíl,mas se a gente crer Deus realiza o impossivel!!! Bjus e feliz 2012,muita saúde o resto a gente corre atrás!

Regina Rozenbaum disse...

Então Cris, li lá no blog da Wilma e tb achei bacanérrimo. Aproveitei pra me atualizar lá embaixo de você...A contagem é regressiva, né mesmo? Menos uma + saúde...menos uma + saúde...e vamo que vamo!!!
Beijuuss, estalados de novos, n.a.

Cristina disse...

Excelente matéria, informação é tudo mesmo. Fico assustada com a incidência de ca de mama em moças muito jovens, acho que o estilo de vida que nosso planeta vive ajuda e muito. Um abraço!