quarta-feira, 23 de maio de 2012

NÓIAS PÓS-QUIMIOTERÁPICAS

Ultimamente tenho estado num período, digamos, de introspecção (se é que ainda tem mais espaço para essa tal). Terminei as sessões de quimioterapia e de repente me abateu uma enorme insegurança, que na verdade nem sei mesmo de onde e porquê veio. Apenas posso me defender de mim mesma e meus pensamentos saltitantes e um tanto esquizofrênicos. Definitivamente essa doença imediatista (digo isso porquê com ela é como diz o jargão: ‘tempo é dinheiro’ , no caso citado, ‘tempo é vida’) transforma nossos dias loucos no sentido de mutações, perdas, dúvidas, nóias e mais nóias... Nos deixa à beira de um abismo literalmente falando, e o medo é de não conseguirmos flutuar e afundarmos nele. O 'agora' se instala de forma avassaladora, não temos tempo e nem esperanças em meio a esse turbilhão de pensar o 'daqui um tempo, meses, anos'. Como assim? Não acabei de dizer sobre o tempo? Melhor dizendo, sobre a falta dele? Então, tenho evitado postar aqui porque quase sempre estou a espreita de pensamentos que até eu, como uma mulher de histórico depressivo vivendo os ‘finalmentes’ de um tratamento quimioterápico, me assusto, imagina seres normais e mortais! Mas acho que os sentimentos são mais ou menos afins, senão totalmente para quem vive nesse labirinto procurando uma saída, é bem por ai mesmo! Nossa mente pede uma coisa, isto é, a cabeça pensa uma coisa e seu corpo responde outra, o tempo para uns passa com uma velocidade e para gente com outra, perde-se a noção de tempo e espaço, tudo parece infinito, achamos que nunca mais iremos comer determinada coisa, ir a tal lugar, fazer outras coisas, emagrecer os tantos quilos adquiridos, arg! Tudo que na depressão já se sabia, passa a ter uma dimensão exacerbada do que realmente é. Se o marido sai, se não fica grudado (colado mesmo, tipo segurando na mão, dando beijinho e tal) é porque não está amando mais, tem outra, não está conseguindo segurar a barra... Se o filho(a) chega e não mima, o chororô é certo; se a amiga passa um dia sem ligar, ai ai ai, está com raiva, me excluiu, afff! Coisas que antes eram tão simples, tão triviais se tornam obrigatórias de nossa vontade e da escravidão de nossos pensamentos! Outra coisa, se intensifica a necessidade absurda de ficar só, acho que até como auto defesa, como proteção. Estou no meio de dezenas de pessoas e me sinto só, com algo tipo: ‘eu e eu mesma’, mas isso não significa que não sinto falta das coisas que fazia e gostava antes, de estar no meio de gente, brincar, descontrair, mas preciso agora desse tempo para me re-conhecer de novo, re-estruturar meus valores e assim re-começar uma vida do zero (ou quase), modificada e melhor. A esperança é que isso seja apenas uma fase, que por mais louca que seja, passa! Paciência e otimismo, isso tenho tentado exercitar bastante!Bora lá...

10 comentários:

Cristina disse...

Minha amiga, eu me senti exatamente assim quando terminei o tratamento, pensava assim e agora? Não era mais eu, tudo tinha mudado e a impressão que tinha é que ainda não era outra pessoa, muito complicado. Voltar a vida normal, passamos por um período difícil, parece que a vida ficou suspensa não é? Te entendo bem, mas acredite vai melhorar, aos poucos vamos reiventando, algumas nóias sempre existirão, mas tb acabamos por saber lidar com elas. Força e que Deus te abençoe muitoooooooo. Um abraço!

Iza disse...

Cris, eu também estou assim e é porque os exames de controle se aproximam e aumenta a confusão na minha cabeça. Então procuro já nem falar sobre isso nos blogues.

Entra nesse grupo no facebook que até passou no programa Mais Você e verás que não te sentirás tão sozinha com relação a essa doença.

https://www.facebook.com/groups/amigas.peito/

Eu não sou ativa por lá por não ter mais tempo para estar na web, mas é um grupo que umas ajudam as outras.

Beijos!

Irleyse Garcia Costa de Sa disse...

Querida suuuper normal esse medo!!!
Acho que todas temos.
Ma creia na cura e não pense tanto na doença...
Sei que é fácil falar, mas temmso que tentar ne?! hehe
Beijo

O SOL do amanhã... disse...

Cris
tudo o que vc está sentindo é absolutamente normal, só sabe quem está vivendo esse processo dificil de uma doença que primeiro tenta nos enlouquecer, mas saiba amiga que o importante é que estamos sobrevivendo. Cada dia, é oportunidade de um novo amanhecer cheio de novas esperanças. Se permita sentir tudo isso sem cobranças. Você é a CRIS de carne e osso e não a mulher maravilha.
E tudo isso vai passar...e VENCEREMOS!

Bjos. Conte comigo sempre!!!

Roderick Verden disse...

Não sei bem o que dizer, digo que te desejo tudo de bom! Muita saúde e paz!

Solange disse...

Bóra la mesmo Cris.
Os fantasmas surgem sim, inseguranças nem se fala. Se apegue na certeza de que são fases, e como tal vão passar.
Força aí, ok?
Beijos da Sol

Aninha disse...

Oi lindinhaaaa saudades de ti,pocha que pena que vc não consegue comentar em blog :(
Espero que esteje bem!
Abraços Aninha

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Sabe Cris, para essa doença todos dizem:- Cada caso é um caso.
Concordo, só não nos questionamentos, somos todas iguais.
Mas é necessário reagir, lutar, superar.
Focar na cura e não na doença.
Saiba que tudo passa, tudo se transforma, e a gente segue.
Tem que seguir, é lei.
Esse é o nosso alvo, a nossa meta.
Curta a sua carência, mas não a alimente.
Beijos
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Angel love disse...

Olá meus amados, então, hoje conversando com meu psicólogo e lendo depoimentos de amigas aqui na net, percebi que esse estado, esse vazio é bastante normal e não é exclusividade minha, como as meninas comentaram acima, a vida parece que fica suspensa e quando tende a retornar tem-se a impressão que estamos meio impotentes, pois enquanto estamos em tratamento, inconscientemente ou não, pensamos estar seguras, mesmo com toda bomba e agressão em nosso físico, como usei rescentemente, é como um bebê chegando ao mundo inseguro do que este o presenteará. Obrigada a cada um de vocês, Cris,Iza, Irleise, Fabiana, Roderick, Sol, Aninha e Wilma que com suas experiências sabem dar uma palavra na medida e hora certa e até os que nem vivem isso mas são pessoas sensíveis no que tange as fraquezas humanas. E eu adoro vocês de todo meu coração..
Beijos

O SOL do amanhã... disse...

CRISSSSSSSS

Cadê você????????